Unhas: Detalhes que Não Podem Passar Despercebidos para Garantir a Saúde dos Pés
- urgo75
- 15 de set.
- 2 min de leitura

Quando se fala dos pés de quem convive com o diabetes é fundamental dar atenção a uma parte muito delicada: a saúde das unhas, pois um corte inadequado ou até mesmo uma cutilagem mais profunda podem causar lesões sérias nestes casos.
E isso ocorre porque normalmente pessoas que já desenvolveram a neuropatia do Pé Diabético sofrem com a perda da sensibilidade. Logo, “cutucar” as unhas é a receita para conseguir fissuras, lesões, cortes, encravamentos, entre outros problemas que podem evoluir muito mal – até mesmo para uma amputação, no pior dos cenários.
O ideal é procurar os serviços de um enfermeiro podiatra ou podólogo e informar a esses profissionais que você tem diabetes, para que eles adequem o protocolo de tratamento especialmente para o seu caso. Evite cortar as unhas em casa, mas, se o fizer, opte por um corte reto, que seja fácil de lixar. Prefira não realizar a cutilagem também, para evitar lesionar a pele ao redor das suas unhas.
Em caso de encravamento, é fundamental trabalhar em equipe com o profissional da podiatria, podologia e com o dermatologista, caso haja algum sinal de infecção. E em nenhuma hipótese deixe de observar a saúde das suas unhas: se há algum hematoma aparente, descamação, se a unha caiu, ou qualquer outra alteração. Quanto aos pés, o de sempre: atenção à temperatura, coloração, sensibilidade, ou se há alguma lesão aparente.
E não hesite: ao notar algum sinal de que algo está errado, procure imediatamente a equipe de saúde! A prevenção é a melhor maneira de garantir a saúde dos seus pés e é a missão do programa #DesPÉrta! Fique por dentro dos conteúdos informativos e salve esse post para não esquecer!
O conhecimento é a base da preservação da saúde e integridade dos membros inferiores do corpo.