top of page

Se um pé está doente, o outro também tem que estar?




Que o Pé Diabético é uma complicação séria que afeta muitas pessoas vocês já sabem. No entanto, é muito importante compreender que se um pé está doente devido ao diabetes, isso não significa necessariamente que o outro pé também será afetado.



Na verdade, é crucial ter em mente que o diabetes é uma condição sistêmica, que afeta todo o corpo. Portanto, se uma pessoa está enfrentando problemas de circulação sanguínea ou neuropatia diabética, é possível que esses problemas ocorram em ambos os pés: possível sim, obrigatório não!



E os problemas ocorrem principalmente porque a circulação sanguínea comprometida pode dificultar a cicatrização de feridas nos pés, aumentando o risco de infecções e complicações. Da mesma forma, a neuropatia diabética pode causar perda de sensibilidade na região, tornando mais difícil detectar lesões ou feridas.



Portanto, é fundamental adotar medidas preventivas para proteger os pés. Isso inclui manter o controle adequado do diabetes, realizar exames regulares dos pés, manter os pés limpos e secos, usar calçados adequados e realizar cuidados diários, como inspeção visual e hidratação.



Embora o Pé Diabético possa afetar apenas um pé inicialmente, é importante ter uma abordagem abrangente de cuidados com ambos os membros inferiores para prevenir o desenvolvimento de comorbidades. E consultar a equipe multidisciplinar de saúde para receber orientações adequadas e personalizadas para o seu caso específico faz parte das medidas de prevenção que mudam o destino do seu mais pessoal e intransferível meio de locomoção!



Conte com o programa #DesPÉrta nessa trajetória de prevenção e cuide bem daqueles que te levam para onde você deseja ir: os seus pés!



O conhecimento é a base da preservação da saúde e integridade dos membros inferiores do corpo. 💙👣

1 visualização

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page