top of page

Plano de Cuidados: O Imprevisível é Visível!

  • urgo75
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

A Alis, mascote oficial do programa #urgocuidandodasborboletas aborda um tema muito importante hoje para pessoas que convivem com a Epidermólise Bolhosa: qual o seu plano de cuidados? E se as coisas saírem do planejado, qual o plano B?


Quando se fala de doenças raras, algumas medidas devem ser tomadas para evitar problemas, como o plano A. No caso da EB, as consultas de rotina com a equipe de saúde devem sempre ser seguidas à risca, para garantir que tudo esteja dentro dos conformes.


Outro detalhe importante é que as borboletas precisam adequar sua rotina aos cuidados com a pele antes mesmo de saírem de casa para alguma atividade.


Consultas em dia. Curativos feitos, hora de sair de casa para viver! Mas, no meio do caminho, surge uma nova lesão, ou o curativo não está confortável o bastante, causando incômodo nas borboletas e atrapalhando suas atividades externas. O que fazer?


É aí que entra o plano B! Leve consigo insumos necessários para resolver essa situação de forma que ela não atrapalhe a sua rotina. Curativos, pomadas, ataduras, gaze, remédios para dor (prescritos pela equipe de saúde) devem estar sempre à mão! Desta forma, as borboletas não deixarão de fazer suas coisas normalmente e estará tudo em ordem com as lesões!


Lembre-se: o imprevisível é previsível, portanto, faça a sua parte e esteja sempre preparado para a vida e seus imprevistos!


Quando se fala do convívio com doenças raras, é importante adotar medidas preventivas - como plano A –, mas também é válido estar preparado para imprevistos – plano B.


Para quem tem EB, estar em dia com as consultas de saúde e adequar a rotina aos cuidados diários com a pele - como curativos – entram como plano A no cotidiano das borboletas.


No entanto, nem só dentro de casa vivem as borboletas, não é mesmo?


Logo, é muito importante também estar preparado quando sair!


Quando estiver longe de casa, leve consigo todos os insumos necessários para realizar uma troca de curativos, como as coberturas que você mais usa, pomadas, ataduras, gaze, e até mesmo remédios para dor prescritos pela equipe de saúde.


Desta forma, as borboletas não deixarão de fazer suas coisas normalmente e estará tudo em ordem com as lesões!


Faça a sua parte e esteja sempre preparado para a vida e seus imprevistos!

bottom of page