top of page

Paciente + Diabetes + Unha Encravada = Enfermagem em Ação!

  • urgo75
  • 10 de fev.
  • 1 min de leitura




Aquela unha encravada que seu paciente se queixa é uma lesão pré-ulcerativa que precisa muito de tratamento, principalmente para amenizar a dor e deixar os Pés da Pessoa com Diabetes seguros.


Chamada também de onicocriptose, essa lesão normalmente pode ser causada por corte incorreto das unhas que, quando unido ao uso de calçado apertado, pode gerar bastante incômodo.


A unha encravada (ou onicocriptose) pode acontecer nos Pés da Pessoa com Diabetes devido:


* corte inadequado;

* calçados muito estreitos/apertados;

* traumas;

* e até mesmo excesso de manipulação das unhas (remoção de cutículas).


A unha encrava quando uma das bordas, ao crescer, penetra na pele em volta dela.

Ocorre geralmente no primeiro dedo do pé, conhecido como dedão.


O corte adequado das unhas, especialmente de quem convive com o diabetes, deve ser feito de forma reta e por um profissional de saúde, seja enfermeiro, podiatra ou podólogo capacitado, a fim de deixar o pé livre também de infecções.


Nos casos leves e moderados – que apresentem dor, edema e alteração na circulação sanguínea – realizar antissepsia e colocar anteparo de algodão para afastar a pele do contato com a unha após o corte correto.


Em casos mais severos, com presença de granuloma, realizar a remoção da espícula, eletroterapia (alta frequência e laser) e aplicar curativos antimicrobianos. Aplicar a onicoórtese, se necessário.


SIGA A CAMPANHA #DesPérta para mais informações sobre a preservação dos pés!

bottom of page