top of page

O profissional de Saúde Aliado é Aquele que Mostra para as Borboletas que – Apesar de Raras – Não Estão Sozinhas

  • urgo75
  • 9 de jun.
  • 1 min de leitura
ree

O programa #urgocuidandodasborboletas sempre enfatiza a importância de enxergar a equipe multidisciplinar de saúde como uma aliada nos cuidados com a pessoa que convive com a Epidermólise Bolhosa. No entanto, você, profissional, já parou para pensar qual é a melhor maneira de abordar e atender os pacientes com EB?


O Ministério da Saúde identificou essa necessidade de aprimorar a linha de cuidado para atender as borboletas nos serviços públicos de saúde. No documento mais recente da pasta, está a importância de um diagnóstico precoce e até mesmo opções terapêuticas e curativos mais indicados para lidar com as complexidades da doença.


Outro local em que é possível compreender os protocolos de atendimento aos pacientes com EB é no documento disponibilizado pela @debrabrasileb. No texto, os profissionais de saúde são amplamente orientados quanto a medicamentos, tratamentos, tipos de EB e como fechar um diagnóstico concreto!


É importante lembrar que cabe também ao profissional de saúde ter empatia e acolher as borboletas de forma que elas se lembrem que apesar de raras, não estão sozinhas! Para as famílias, a EB também demanda muito aprendizado e dedicação, portanto, que elas possam encontrar esse acalanto na equipe de saúde!


Façamos juntos um esforço coletivo para garantir a inclusão e acolhimento das borboletas em todas as áreas de suas vidas!

bottom of page