Atenção Enfermagem: O Calo de Hoje Pode Ser a Úlcera de Amanhã!
- urgo75
- 24 de fev.
- 1 min de leitura

A calosidade é uma das lesões pré-ulcerativas que precisam de cuidados. A má evolução ou tratamento inadequado de um calo, infelizmente, representa um risco para pacientes que convivem com o diabetes, afinal, essa lesão pode ser o primeiro passo para o desenvolvimento de uma úlcera.
Os calos/calosidades podem surgir nos Pés de Pessoas com Diabetes por:
* Hiperpressão Plantar
•Fricção
* Deformidades
* Estresse Mecânico
É importante que os calos sejam removidos de forma adequada, por profissionais da enfermagem, podiatria, estomaterapia ou podólogos capacitados.
Oriente seus pacientes que utilizem calçados confortáveis e macios, para evitar a formação de calos. A educação em saúde é fundamental para que eles realizem o autoexame dos pés diariamente.
Além disso, alerte-os para evitar cremes abrasivos, que prometem eliminar os calos. Esses produtos são cáusticos, podendo causar lesões na pele. Devido à menor sensibilidade nos pés, pequenas fissuras e rachaduras podem passar despercebidas, transformando-se em lesões graves.
Oriente seus pacientes a realizar a higiene adequada dos pés e indique cremes hidratantes. Assim, com a pele limpa e hidratada – aliada ao uso de calçados confortáveis -, a incidência de calos será menor e o risco de úlceras nos pés será eliminado!
ACOMPANHE A CAMPANHA #DesPérta para mais informações sobre a preservação dos pés!