Ansiedade: Surgimento e Cicatrização das Feridas
- urgo75
- 27 de out.
- 1 min de leitura

Um chacoalhar constante das pernas… Pensamentos acelerados, inquietação e dificuldade em se concentrar: tudo isso pode demonstrar que a ansiedade está presente. No entanto, para pessoas com Epidermólise Bolhosa (EB), alguns agravantes também são percebidos, como coceira, surgimento de novas lesões e dificuldade de cicatrização.
O estado emocional afeta as condições da pele das borboletas, causando aumento de bolhas em locais já cicatrizados ou até mesmo onde nunca houve lesões. A embaixadora oficial do programa @urgocuidandodasborboletas, Monique Cristina @moniquecristinaoficial explica que nessas horas é necessário parar, respirar e tentar distrair a mente para que a ansiedade não seja um fator determinante na pele de quem tem EB.
Psicoterapia, medicação para amenizar os sintomas de ansiedade e desconforto na pele – prescritas por um médico – foram as medidas que ajudaram a Monique. Investir tempo em atividades prazerosas e distrair a mente com seus hobbies favoritos também serviram de válvula de escape, segundo ela.
“Fazer terapia, ler e sair também um pouco de casa foi o que me ajudou muito na questão da ansiedade. Eu gosto muito de jogar RPG, então participo de mesas para jogar. Fiz teatro, algo que fez eu me desenvolver demais como pessoa e até mesmo falar melhor”, conta.
O programa #urgocuidandodasborboletas recomenda que, caso a ansiedade esteja atrapalhando a sua vida, ou até mesmo aumentando as lesões na sua pele, não hesite e procure auxílio da equipe multidisciplinar de saúde. Com certeza os profissionais irão te ajudar e indicar o tratamento mais adequado para o seu caso.
O maior sinal de força das borboletas é a reinvenção, portanto, não tenha receio em mudar ou em pedir ajuda!







