A Importância de Ter uma Rede de Profissionais ao Seu Lado
- urgo75
- 10 de nov.
- 2 min de leitura

Para pessoas com Epidermólise Bolhosa (EB), uma rede de profissionais de saúde é necessária, a fim de dar suporte e também garantir o conforto e a autonomia às borboletas. Esse é o assunto que a Alis vai explicar hoje: como o trabalho de equipe faz com que a EB não se torne um empecilho na vida de quem convive com o diagnóstico?
Bem, os profissionais acompanham as borboletas desde muito pequenas e são essenciais para um bom desenvolvimento dessas pessoas, em vários âmbitos, pois possuem o conhecimento necessário sobre doenças raras e a respeito das especificidades que envolvem EB.
Aliados nessa jornada junto à Epidermólise Bolhosa estão: o dermatologista, o gastroenterologista, o oftalmologista, o nutricionista, o psicólogo, o dentista, a equipe da dor, os enfermeiros e o fisioterapeuta, todos unidos em prol da qualidade de vida das pessoas com EB e também aptos para auxiliar e ensinar os familiares das borboletas.
Além de aprender sobre o melhor cuidado com as lesões, com o auxílio destes profissionais de saúde, as borboletas são orientadas quanto à alimentação e saúde mental, por exemplo, além de terem sua mobilidade aprimorada – graças ao fisioterapeuta –, saúde bucal em dia, tratamento para dores, entre outras ações que facilitam a vida e a rotina de quem tem EB.
Graças à equipe multidisciplinar de saúde, diariamente as borboletas mostram que podem levar uma vida assim como qualquer outra pessoa, com as adaptações adequadas para suas necessidades. Ter um acompanhamento médico – com consultas e exames em dia – é uma forma de garantir o bem estar, a autonomia e saúde de pessoas com EB.
Portanto, lembre-se da dica da Alis, mascote oficial do programa #urgocuidandodasborboletas: bem você anda só, mas com a equipe multidisciplinar de saúde ao seu lado, com certeza anda melhor!







