top of page

Você Sabe Trocar os Curativos em Caso de Úlcera do Pé Diabético?

  • urgo75
  • há 6 horas
  • 1 min de leitura

Os cuidados com as lesões nos pés de quem convive com o diabetes são ações que devem ser incorporadas diariamente à rotina, afinal, toda prática de autocuidado auxilia o paciente no processo de recuperação.


Mas você sabe como cuidar de uma Úlcera do Pé Diabético? Calma! O processo é bem simples e a campanha #DesPÉrta vai te explicar as etapas.


O primeiro passo sempre será a higiene, portanto, ao tratar do ferimento, lembre-se de lavar bem as mãos e utilizar luvas descartáveis para evitar a transmissão de alguma bactéria. Feito isso, remova o antigo curativo e – com cuidado – limpe o ferimento com uma solução salina adequada, como soro fisiológico. Na falta desta solução você pode usar sabonete líquido de bebê e água do chuveiro, sem problemas.


Depois de limpar bem a região é a hora de perceber os sinais que o seu corpo dá, ou seja, muita atenção durante a troca de curativos: ao notar qualquer alteração no ferimento, como tamanho, odor, umidade ou outros detalhes, procure imediatamente pela equipe de enfermagem responsável pelo seu tratamento.


Se tudo estiver em ordem, seque bem o local e cubra o ferimento com coberturas esterilizadas específicas, adequadas para os membros inferiores, como os curativos UrgoStart, da @urgobrasil. Após isso, descarte as luvas utilizadas.


Lembre-se que pequenas ações de autocuidado contribuem para a prevenção de comorbidades e são aliadas à longevidade dos seus pés. Acompanhe o perfil #DesPÉrta para estar por dentro de conteúdos voltados para a saúde do seu mais intransferível meio de locomoção.


O conhecimento é a base da preservação da saúde e integridade dos membros inferiores do corpo.

bottom of page