top of page

TODA PESSOA COM DIABETES TEM PÉ DIABÉTICO?




Não, nem todo mundo que tem diabetes sofre de neuropatias do Pé Diabético. No entanto, uma em cada quatro pessoas que convivem com o diabetes irá desenvolver a úlcera do Pé Diabético, sendo que em 85% dos casos, a amputação decorrente da úlcera poderia ter sido evitada, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM). Ou seja, o assunto é sério e exige atenção redobrada.


É importante lembrar que uma das medidas de prevenção mais eficientes é consumir conteúdos informativos sobre o tema e se tornar aliado à equipe de saúde responsável pelo seu tratamento. Tire dúvidas com os enfermeiros, converse sobre o que você está sentindo e estabeleça uma relação de confiança com esses profissionais.


No cotidiano, separe um momento do seu dia para dar atenção aos seus pés. Perceba se a temperatura e coloração estão normais, observe como anda a sensibilidade da região, repare se há alteração no crescimento dos pêlos e unhas, olhe entre os dedos se existem rachaduras, enfim, passe um “pente fino” nos seus membros inferiores.


Ao notar algo de diferente, ou que te cause dúvidas, não hesite e procure orientação junto à equipe de saúde. Quando descobertas no início, as comorbidades relacionadas aos pés de quem tem diabetes podem ser tratadas de forma que maiores complicações sejam evitadas! Esse é o cerne do programa #DesPÉrta: a prevenção.


Por último, acalme-se! A neuropatia do Pé Diabético não é uma sentença, mas exige atenção constante, medidas simples de prevenção e acompanhamento da equipe de saúde. Assim, a longevidade do seu mais intransferível meio de locomoção com certeza não será prejudicada.


O conhecimento é a base da preservação da saúde e integridade dos membros inferiores do corpo. 💙👣

13 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page