top of page

O que é Diapasão?



Como o monofilamento e o touch test, o diapasão é uma ferramenta útil com propósito de verificar a sensibilidade dos pés e avaliar se existem indícios de alguma neuropatia relacionada ao Pé Diabético, então, a campanha #DesPÉrta te explica como funciona esse teste!


O profissional de saúde, responsável pelo exame, segue as seguintes etapas: ele segura o cabo do diapasão com uma mão e aplica sobre a palma da outra mão um golpe no dedão do pé da pessoa. O golpe precisa ser suficiente para produzir a vibração das hastes superiores.


A ponta do cabo do diapasão deve estar posicionada de maneira perpendicular e com pressão constante na falange distal do hálux. Para obter um resultado honesto, a pessoa examinada não deve ser capaz de ver onde o examinador aplica o diapasão. Já o profissional de saúde deve manter o cabo do instrumento até que a pessoa informe não sentir mais a vibração.


O procedimento é repetido de duas a três vezes, nos dois pés, alternando entre simulações, para comprovar a veracidade do resultado. O teste é considerado anormal quando a pessoa perde a sensibilidade vibratória enquanto o profissional de saúde ainda percebe o diapasão vibrando. Mas se a percepção de sensibilidade estiver presente em pelo menos duas respostas, significa que está tudo bem!


Siga o perfil #DesPÉrta e a série “Um Passo de Cada Vez” para aprender mais sobre como prevenir comorbidades relacionadas ao diabetes com o auxílio de exames específicos.


O conhecimento é a base da preservação da saúde e integridade dos membros inferiores do corpo. 💙👣

11 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page