top of page

Não Deu para Prevenir, Mas Dá para Remediar!Medidas de Saúde para o Pós-Diagnóstico

  • urgo75
  • 22 de set.
  • 2 min de leitura
ree

Sabemos que receber a notícia de uma piora no diagnóstico não é fácil, ainda mais se tratando de uma doença crônica, como o diabetes. No entanto, se você desenvolveu alguma complicação – como a úlcera do Pé Diabético – isso não significa que não há mais salvação para o seu caso. Com os cuidados certos é possível reverter o quadro e tomar as rédeas da sua saúde de volta!


Para que você consiga enxergar essa possibilidade de melhora, o programa #DesPÉrta separou algumas dicas. A primeira delas é que você busque orientação junto à equipe multidisciplinar de saúde para compreender o que implica conviver com um Pé Diabético.


Em alguns casos, você vai precisar se consultar com mais de uma especialidade para que nada fique de fora nos cuidados com seus pés. Siga à risca o que cada profissional disser, leve suas dúvidas anotadas e seja responsável. Ah, e não esqueça de tomar os medicamentos na hora certa!


Outra sugestão é adotar hábitos de vida mais saudáveis, como uma alimentação balanceada – que esteja dentro das suas possibilidades – e a prática de atividades físicas. Essas ações melhoram e muito a nossa resposta aos tratamentos e auxiliam na saúde como um todo.


Quanto aos pés, é fundamental observá-los com afinco para estar sempre atento à evolução da lesão. Se for o caso, tenha um diário, em que você possa anotar as características principais, como coloração, alteração na temperatura e/ou sensibilidade, se houve aumento, surgimento ou diminuição da lesão, enfim, qualquer novidade.


Fotografe, observe, lave corretamente, seque e proteja bem essa região. Vale pedir para a equipe de enfermagem que te auxilia com o tratamento para aprender a melhor forma de trocar curativos e higienizar o local, se for necessário fazer em casa.


No mais, lembre-se que tudo passa, até as fases ruins. Cuide-se bem e faça a sua parte para ter uma melhora efetiva! Conte com o programa #DesPÉrta nessa trajetória!


O conhecimento é a base da preservação da saúde e integridade dos membros inferiores do corpo.

bottom of page