top of page

O programa #DesPÉrta explica hoje: porque é importante que as pessoas com diabetes pratiquem ativida

Atualizado: 5 de mai. de 2023





O diabetes é causado pela produção insuficiente ou pela má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue. Logo, é a insulina que transforma o açúcar em energia para o organismo. Isso faz com que os níveis de glicose no sangue fiquem altos.


A atividade física, por sua vez, aumenta a sensibilidade à insulina nas células do corpo. Isso significa que quando uma pessoa se exercita, é preciso menos insulina para manter os níveis de açúcar no sangue sob controle.


Além disso, um estudo publicado pelo PubMed Central apontou que pacientes pré-diabéticos – que praticavam exercícios de intensidade moderada – aumentaram a sensibilidade à insulina em 51%. Aqueles que praticaram atividades de alta intensidade aumentaram 85%.


A prática regular de atividades físicas, portanto, não significa apenas manter os benefícios pontuais do controle da insulina e da queda nos índices de glicose no sangue. Ao manter uma vida ativa, a pessoa irá observar mudanças mais abrangentes e sólidas em vários aspectos de sua saúde, garantindo, assim, a prevenção de comorbidades relacionadas ao diabetes!


O programa #DesPÉrta sugere que você passe a enxergar a atividade física como uma ação de autocuidado, que irá garantir a longevidade e saúde do seu corpo.

7 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page