Ei, borboleta, você notou alguma coisa diferente na sua pele nos últimos dias? Quando o tempo está seco, a diferença de umidade entre a pele e o ar aumenta, o que leva a uma saída mais rápida de moléculas de água na pele, tornando-a ressecada.
Isso aumenta o risco de inflamação e reduz a barreira protetora da derme, especialmente para quem convive com a Epidermólise Bolhosa (EB). Mas não se preocupe! O programa #urgocuidandodasborboletas separou uma série de dicas para minimizar os riscos a saúde e a integridade da sua pele nesses dias mais secos!
Adote cuidados simples para resolver!
Para garantir a saúde da pele sensível de quem convive com a Epidermólise Bolhosa, algumas medidas podem ser inseridas na rotina!
Hidratação
Beba bastante água para manter a hidratação interna.
Use cremes hidratantes específicos para pele sensível, aplicando várias vezes ao dia. (Recomendado pelo seu médico)
Proteção Solar
Aplique protetor solar com fator de proteção alto (FPS 50 ou mais) em todas as áreas expostas da pele. Reaplique o protetor a cada duas horas, especialmente se estiver ao ar livre.
Ambientes
Evite exposição a climas muito quentes – ou à fumaça. Use um umidificador para ajudar a manter a umidade do ar em casa, caso não tenha, uma bacia de água já ajuda e muito nessas horas.
Roupas
Vista roupas leves, largas, sem costura e de algodão, a fim de evitar atrito na pele.
Evite tecidos sintéticos que podem irritar a pele.
Higiene
Opte por banhos com água morna, evitando a água muito quente – que pode ressecar a pele. Use sabonetes suaves, recomendados pela equipe multidisciplinar de saúde. Toalhas macias são uma boa opção para secar sem irritar a pele!
De Olho nas Lesões
Verifique regularmente a pele em busca de novas bolhas ou lesões e realize os cuidados orientados pela equipe de saúde. Faça a troca de curativos dentro do tempo indicado.
Utilize coberturas ideais para a pele sensível e quem tem EB, como o UrgoTul.
Consulte um médico imediatamente se notar qualquer coisa diferente, como dor ou sinais de infecção na pele!
Essas orientações podem Ajudar a Minimizar os Riscos e Garantir a Integridade da pele das pessoas com EB durante períodos críticos!