A Enfermagem e o Pé Diabético
- urgo75
- 20 de out.
- 1 min de leitura

Chega um paciente se queixando de incômodo nos pés. Ele relata que a temperatura e a coloração estão diferentes. E que em alguns pontos ele não tem sensibilidade. Já outro paciente está com uma ferida nos membros inferiores e não sabe como pode realizar um curativo corretamente. Vocês sabem quem é o profissional que irá auxiliar os pacientes nesses dois casos? O enfermeiro!
A enfermagem é uma área fundamental quando o assunto é Pé Diabético. São esses profissionais que prestam os primeiros cuidados com os pés, verificam a sensibilidade por meio de exames específicos, fazem os curativos no caso de úlcera do Pé Diabético, realizam a identificação precoce de alterações nos membros inferiores, indicam o tratamento oportuno, entre outras funções de suma importância, que fazem parte do protocolo de atendimento às pessoas com diabetes.
Além disso, o enfermeiro faz todo o processo educativo da pessoa com diabetes em conjunto com uma equipe multidisciplinar e também está dentro do hospital, sendo, muitas vezes, o primeiro contato dos pacientes. Logo, a equipe de enfermagem deve ser vista como uma aliada à saúde dos pés e merece toda a admiração e respeito!
O programa #DesPÉrta busca fomentar a educação sobre saúde e mostrar que com os cuidados orientados pelos profissionais da área – como os enfermeiros – é possível prevenir as complicações relacionadas ao diabetes! Acompanhe o perfil e fique por dentro das dicas!
O conhecimento é a base da preservação da saúde e integridade dos membros inferiores do corpo.







